Pergunte para uma pessoa que pratica dança o ” Por quê?” ela dança e você ficará surpresa.

A resposta provavelmente será dada com o brilho nos olhos e dificuldade de encontrar palavras para descrever o que ela sente enquanto está dançando.

Possivelmente ela terminará respondendo algo como: “- Não dá para explicar exatamente, só você experimentando e sentindo para saber o quanto é bom dançar!”

Isso acontece porque dançar trabalha diversos comandos cerebrais de uma só vez e gera sensações de prazer, realização e descoberta, além de todos os benefícios físicos.

benefícios da dança

O que é dança?

Primeiramente, antes de falarmos sobre benefícios da dança precisamos entender o que é dança.

A dança é uma das formas de expressão dos seres. Ela existe antes mesmo das palavras, do vocabulário que utilizamos para nos comunicar.

Ela pode retratar a expressão cultural de um povo como o ballet clássico, dança moderna, danças urbanas, danças populares, entre outras.

Pode ser usada como forma de expressão e adoração em rituais religiosos.

E pode ser ainda uma manifestação espontânea festiva, geralmente provocada pela música, como vemos em festas e baladas, por exemplo.

benefícios da dança

Desde criança todos nós dançamos quando ouvimos uma música e isso acontece de forma natural, embalada em um ritmo musical.

Dançar é um impulso natural do corpo, é como gritar quando alguém pisa no seu pé, você não pensa simplesmente grita por sentir dor.

Da mesma forma dançamos quando somos estimulados, principalmente pela música, ou pelo menos sentimos vontade de dançar, pois existem aqueles que não deixam o corpo embalar na melodia por vergonha.

Por quê dançamos quando ouvimos uma música?

Mas afinal de contas, por quê sentimos vontade de dançar quando ouvimos uma música?

Quando ouvimos uma música uma cadeia de sinais eletroquímicos é ativada pelo movimento dos nossos tímpanos.

Esses sinais atingem o córtex auditivo do nosso cérebro que analisa o ritmo, tom, volume, harmonia, timbre, localização espacial e ressonância.

É como se todas as áreas do cérebro conversassem entre si ativando outras áreas como do movimento, memória, atenção, emoção…

Por isso o nosso corpo tem o desejo de se mover e expressar esse universo de sensações geradas através do estímulo da música.

Diversos estudos mostram que a música pode gerar o efeito positivo de prazer, por liberar dopamina, o neurotransmissor mais conhecido como o “hormônio do prazer”.

Da mesma forma e ainda mais intensa, a dança provoca este e outros benefícios para o corpo e a mente.

benefícios da dança

Benefícios da dança

Dançar libera serotonina, endorfina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem estar.

Quando praticada com frequência contribui para a mobilidade das articulações, alongamento, fortalecimento, postura, coordenação motora e ritmo.

E assim proporciona também consciência corporal, desinibição, oxigenação do sangue, saúde do sistema cardiorrespiratório,

e ainda equilibra o sistema digestivo ajudando no emagrecimento quando se está acima do peso.

Dançar é uma atividade completa tanto física como mental por se tratar de uma atividade também artística.

No entanto, mesmo com todos esses benefícios, você sabia que muitas pessoas não dançam por medo ou vergonha?

Esse bloqueio acontece porque por muitos anos a dança foi vista apenas como uma atividade infantil ou como um ato vulgar para mulheres e ainda como atividade apenas para meninas.

Por isso ainda existem muitas pessoas que não se permitem dançar por diversas crenças inconscientes que as impedem.

Pode ser que você agora esteja se perguntando:

– Será que eu ainda posso começar a dançar mesmo já sendo adulta? Ou mesmo pesando tantos quilos? Ou mesmo isso ou aquilo?

A resposta é: Sim, todo corpo que se movimenta é capaz de dançar!

Aquela frase “Eu não levo jeito para dançar”, é apenas uma desculpa de fuga que algumas pessoas dão por sentirem vergonha de expor o seu corpo em movimento.

Na verdade, todo corpo pode e é naturalmente capaz de dançar se ele se permitir a isso.

Sendo assim, se você tem o desejo de dançar, não pense muito sobre isso, apenas se permita começar e deixe essa liberdade acontecer em você de forma natural.

Como começar a dançar?

Se você não sabe por onde começar mas tem vontade de dançar, deixarei aqui abaixo algumas dicas para que você possa dar início a sua dança.

Primeiramente você pode simplesmente separar um tempo para fazer isso em sua casa todos os dias.

Coloque uma boa música e deixe seu corpo fluir no embalo que ele quiser.

Parece simples mas é muito importante separar um tempo para isso para que você preste atenção em seu corpo e esteja focada apenas nisso.

Você vai perceber que a dança acontecerá naturalmente, sem muitas regras e de forma prazerosa.

Mas, se você quer dançar seguindo alguma técnica com um professor mas não pode sair de casa ou não encontra escola perto da sua casa, você pode fazer isso de forma online.

Vou deixar aqui abaixo o link do meu curso online onde você aprenderá a dançar desde o zero com diferentes modalidades de dança.

Por fim, se você prefere aprender a dançar em uma escola de dança perto da sua casa, pesquise sobre horários e valores de turmas iniciantes.

Uma pesquisa no Google com as palavras “Escola de Dança” ou “Academia de Dança” junto ao nome do seu bairro poderá te mostrar uma escola perto de você.

Agende uma aula experimental antes de fechar o plano para você ter certeza que irá gostar. Geralmente todas as escolas e academias proporcionam isso.

Se jogue nessa jornada apaixonante e saudável que é dançar!

Por Aline Proetti, bailarina, professora e coreógrafa em São Paulo/SP.